Roma e Grécia Antiga
O termo Antiguidade Clássica refere-se a um longo período da História da Europa que se estende aproximadamente do século VIII a.C., com o surgimento da poesia grega de Homero, à queda do Império romano do ocidente no século V d.C., mais precisamente no ano 476. As civilizações mais marcantes dessa época são a Grécia e a Roma Antigas.
Grécia Antiga
Introdução:
A civilização grega surgiu entre os mares Egeu, Jônico e Mediterrâneo, por volta de 2000 AC. Formou-se após a migração de tribos nômades de origem indo-européia, como, por exemplo, aqueus, jônios, eólios e dórios.
Localização
A Grécia antiga compreendia uma região chamada Hélade e ocupava o sul dos Bálcãs (Grécia continental), a Península do Peloponeso (Grécia peninsular), as ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular), além das colônias na costa da Ásia Menor e no sul da Península Itálica (Magna Grécia).
Divisão da história da Grécia
A história da Grécia é dividida, pelos historiadores, em quatro períodos principais:
• Pré-Homérico
• Homérico
• Arcaico
• Clássico
Período Pré-Homérico
O período Pré-Homérico corresponde ao apogeu e à decadência da
,
Civilização cretense, que se desenvolveu em Creta, a maior ilha do Mar Egeu. Durante esse período, outros povos dirigiram-se a Grécia, como os aqueus, os jônios e os eólios. De todos esses povos, o mais importante foi o dório, com características guerreiras, que deram novo rumo à História Grega.
O período homérico
Os dórios destruíram a civilização creto-micênica e conquistaram a Grécia. Esses acontecimentos anunciaram um novo período da História da Grécia – o período Homérico.
Esse período se chama assim porque o conhecimento que se tem da sociedade grega da época se deve, em grande parte, a dois poemas – a Ilíadae a Odisséia -, atribuídos a Homero.
Nesse período um novo modelo social se implantou: a produção passou a ser de subsistência, com exploração da mão-de-obra familiar, auxiliada por uns poucos assalariados e