reciclagem de papel
Primeiro passo:
O primeiro passo, para a reciclagem deste resíduo consiste na separação correta dos produtos de papel, de modo a evitar a contaminação por agrafos, clipes, elásticos, tintas, entre outros.
O recolhimento do papel velho pode ser obrigatório ou voluntário. A primeira, praticada por hipermercados, editoras, gráficas e instituições estatais, produz melhores qualidades de papel, por este se apresentar pouco contaminado e ser de fácil localização. A recolha voluntária apresenta maiores problemas. Geralmente, este papel apresenta uma maior contaminação, devido à incorreta separação do material depositado nos papelões. Para melhorar esta separação será necessário um maior investimento em formação, dirigida à sociedade civil. Outras soluções têm vindo a ser ensaiadas em alguns municípios.
Em Porto Velho não existi um local especializado em reciclar papel, Papelão e o papel são recolhidos diretamente de gráficas e supermercados que são empresas que mais fazem uso desse material, o recolhimento é feito por uma empresa terceirizada. Em seguida são levados para um galpão de reciclagem, para serem prensados.
Após a recolha, o papel é tirado, de forma a serem retiradas matérias perigosas para o equipamento ou processo fabril (metais, cordéis, vidros) e matérias impróprias (por exemplo, papéis sulfurizados, encerados ou parafinados). A eficiência desta operação será determinante para a futura formação dos lotes.
Seleção de papelão no Supermercado Makro
Papelão e o papel são recolhidos diretamente de gráficas e supermercados que são empresas que mais fazem uso desse material, os próprios funcionários fazem a seleção do papel, o recolhimento é feito por uma empresa terceirizada; levada para um galpão de reciclagem sucamet.
SUCAMET
A sucamet empresa de ciclagem situada atrás do talismã