Roma Antiga
Localização
Cidade localizada no centro da Península Ibérica, empreendeu desde o século VI a.C. um processo de conquista e anexação, tendo vindo a submeter os seus vizinhos (cidades do Lácio, etruscos e gregos do sul).
Conseguiu estender o seu domínio a todo o Mediterrâneo central, ocidental e posteriormente oriental.
A extensão do império - séc. I
Neste século o Império caracterizava-se pela sua vasta extensão e a sua heterogeneidade cultural.
A Roma, estão submetidos civilizações brilhantes (grega) e poderosas (cartagineses), populações mais atrasadas (Península Ibérica, França) ou civilizações orientais (Egipto).
O Mar Mediterrâneo, em torno do qual se construiu o império teve um papel unificador. É um elemento de ligação entre as duas populações.
O mar articulava-se com uma extensa rede viária que ligava Roma às zonas mais distantes do Império, facilitando a administração das províncias e a circulação das legiões e dos comerciantes.
Roma formou um vasto Império; um dos maiores da história devido:
A possuir um exército bem armado, organizado e disciplinado;
À excelente organização político-administrativa que levou as diferentes províncias a integrarem-se no Império. Para tal foram criados governos locais nas cidades-municípios e colónias. Roma servia como cidade modelo destas;
Ao facto do latim ter sido adoptado como a língua oficial em todo o Império;
À aplicação do direito romano e nível local;
À aplicação da Pax Romana e à progressiva concessão do direito de cidadania aos habitantes do Império;
E à boa gestão dos seus recursos económicos criados como desenvolvimento do comércio. Para este intenso comércio desenvolvido entre as diferentes províncias, contribuiu para a vasta rede de estradas e o Mediterrâneo.
A institucionalização do poder imperial
A institucionalização da ordem imperial, iniciada no ano 27 a.C. por Octávio, constituiu um processo lento, no qual é possível descortinar um único sentido: o da