catastrofismo
A igreja desempenhava um papel importante e influente na sociedade. O desenvolvimento do catastrofismo vem reafirmar essa posição, ao considerar que as catástrofes naturais são o resultado da intervenção divina e que surgem para, de alguma forma, punir o ser humano. Portanto, isto conduziu a que a igreja apoiasse, incondicionalmente, esta corrente de pensamento.
Permanentismo defendia que a distribuição dos oceanos e dos continentes se manteve constante ao longo dos tempos geológicos.
Correntes de pensamento que dominaram o séc. XIX - permanentismo e contracionismo.
Contradições entre o permanentismo e a explicação biblica para origem da terra: Não existe porque ambas defendem a imobilidade da superfície terrestre. Contudo, a explicação biblica para a origem da Terra pressupõe que o planeta foi afectado por grandes catástrofes naturais, descritas nos textos sagrados.
Segundo o contracionismo, a Terra ao longo do tempo diminui de volume, pelo que ocorreu alguma movimentação dos continentes.
Uma das principais objeções ao contracionismo foi nao ter demonstrado que a Terra está a arrefecer.
Segundo o Contracionismo, a Terra, inicialmente quente e incandescente, entrou num processo gradual de arrefecimento, diminuindo de volume e contraindo-se. Esta contração originou enrugamentos à sua superfície que geram as cadeias montanhosas.
Diferença entre as teorias permanentista e a contracionista: a teoria contracionista pressupõe que existiu alguma movimentação lateral das massas continentais durante o arrefecimento da Terra, ao contrário da Permanentista que não pressupõe nenhum tipo de movimento.
A Terra contem uma fonte de calor interno gerado por radioactividade.
Contracionismo - a terra diminui de volume, existiram movimentos