Roma antiga e imperio romano
ROMA ANTIGA
1) ORIGEM: A origem de Roma é cheia de lendas e personagens heróicos: “no ano de 753 a.C. os irmãos Rômulo e Remo, descendentes de heróis e deuses, fundaram a cidade de Roma”. Pesquisas e escavações confirmam que por volta da data da lenda, várias aldeias latinas unificaram-se formando uma cidade localizada às margens do Rio Tibre (esta cidade se transformaou em importante centro comercial e deu origem à Roma).
2) PERÍODOS
A) Roma Primitiva – A Monarquia ➢ Antes as terras eram coletivas, com o tempo, algumas famílias tomaram posse das terras melhores (essas famílias formaram a classe dominante: os PATRÍCIOS – que se consideravam descendentes de Rômulo e Remo) ➢ A primitiva cidade-estado romana era uma monarquia e o Rei também tinha funções religiosas e militares. ➢ Os Patrícios tinham o poder político e formavam um Conselho – Senado (que era vitalício)
O Rei era um representante do Patriciado (dos nobres).
Os Clientes eram funcionários dependentes dos Patrícios.
OS Plebeus (a Plebe) eram os artesãos, pequenos proprietários, comerciantes, camponeses
Os escravos (neste período) não existiam em grande quantidade.
➢ Cerca de 600 a.C. Roma foi conquistada pelos Etruscos e esta ocupação abalou o poder dos Patrícios. O domínio etrusco não demorou muito a ser exterminado e o Patriciado retomou o poder.
B) República ➢ Com a expulsão dos etruscos, os Patrícios voltam ao poder e instalam a República (res + publica) que na prática era uma oligarquia (governo somente dos patrícios). ➢ Os Plebeus lutaram durante quase dois séculos para conseguirem poderes políticos: • 494 a.C. – formação do Tribunato da Plebe (representantes dos Plebeus tinham o direito de vetar leis contrárias a seus interesses). • 450 a.C. – publicação da Lei das Doze Tábuas (passaram a ser escritas e, dessa forma, os Patrícios não poderiam muda-las sempre que lhes fosse conveniente). • 445 a.C. – permissão