Roldanas fixa e movel
As roldanas ou polias servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto (força de tração). As roldanas podem facilitar a realização de algumas tarefas, dependendo da maneira com que elas são interligadas.
Temos dois tipos de roldanas, as polias fixas e as polias móveis:
Roldana fixa: É uma máquina simples, cuja finalidade é alterar a direção e o sentido de forças transmitidas por cordas, sem alterar o módulo das mesmas. Esta definição é válida para roldanas ideais, que não tem atrito, e cuja massa é desprezível. A influência da massa da roldana só é importante em sistemas acelerados.
Vantagem mecânica roldana fixa: Neste sistema de roldanas, vale 1, sua função como máquina simples é apenas a de inverter o sentido da força aplicada, isto é, se aplicamos uma força de cima para baixo numa das extremidades da corda, a polia transmite a carga, para levantá-la, com uma força de baixo para cima. Isso é vantajoso, porque podemos aproveitar o nosso próprio peso (ou um contrapeso) para cumprir a tarefa de levantar um corpo. Assim sendo para que a carga suba de "1 m" o operador deve puxar seu ramo de corda para baixo, de "1 m".
Roldanas móveis: Diminuem a intensidade do esforço necessário para sustentar um corpo, pois parte desse esforço é feito pelo teto, que sustenta o conjunto.
Observe na figura a baixo, como a roldana móvel pode facilitar o trabalho:
1. Com uma roldana móvel, a força necessária para equilibrar a carga é dividida por dois (2¹);
2. Com duas roldanas móveis, a força necessária é dividida por quatro (2²);
3. Com três, é dividida por oito (2³), e assim sucessivamente.
Vantagem mecânica roldana móvel:A polia móvel raramente é utilizada sozinha, dado o inconveniente de ter que puxar o ramo de corda da potência para cima. Normalmente vem combinada com uma polia fixa.
Para isso utilizaremos a fórmula: Vm = FE FR onde, FR é a força que age na roldana. É a força a ser superada