Comprovação da função da roldana fixa e da roldana móvel
A polia ou roldana é uma peça mecânica muito comum a diversas máquinas, utilizada para transferir força e movimento. Uma polia é constituída por uma roda de material rígido, normalmente metal, mas também é comum em madeira, lisa ou sulcada em sua periferia. Acionada por uma correia, corda ou corrente metálica a polia gira em um eixo, transferindo movimento e energia a outro objeto. Quando associada a outra polia de diâmetro igual ou não, a polia realiza trabalho equivalente ao de uma engrenagem. As roldanas têm sido usadas desde os tempos mais remotos, sempre com a função de ajudar a elevar objetos pesados: nos poços de água, para alterar o sentido da força que puxa o balde, na construção civil, para colocar os materiais no cimo das obras, nos barcos para controlar as velas. Nos elevadores dos poços das minas, para descer os mineiros e recolher o minério.
Numa polia fixa, a força F realizada para elevar um peso P, supondo que a polia esteja sem atritos, é exatamente igual em módulo, se a corda estiver tangenciando a roldana.Logo, F=P.
Pode-se associar três, quatro ou mais polias para se obter situações adequadas a algum caso específico. Se a polia tiver um diâmetro pequeno ou grande, isso afetará o torque mas não a força envolvida.
As polias podem ser utilizadas em distintas configurações, que influenciam na razão entre a força potente e força resistente. * Polia fixa: somente altera a direção e o sentido da força. * Polia móvel: divide a força resistente entre o ponto de fixação da corda e a força potente. * Cadernal: configuração de várias roldanas móveis e o mesmo número de roldanas fixas. * Talha: configuração de várias roldanas móveis e uma roldana fixa.
Onde:
* Fp = Força potente. * Fr = Força resistente. * n = Número de roldanas móveis. * Fn = Força natural.
MÁQUINAS SIMPLES – COMPROVAÇÃO DA FUNÇÃO DA ROLDANA FIXA E DA ROLDANA MÓVEL
1. MATERIAL UTILIZADO 2. OBJETIVOS 3.