Rolamentos
CURSO DE MECÂNICA INDUSTRIAL
Danielly Ribeiro
Victor Lemos
Lázaro Farias
Janderson Ferreira
Rolamentos
Rio das Ostras/RJ
2013
1 HISTÓRIA DO ROLAMENTO
A história do rolamento como peça independente da roda é datada por alguns historiadores em 1.800 A.C. quando os Egípcios usavam rolos de madeira para transportar pedras de grande peso.O rolamento já era usado como “auxiliar” no transporte. Em 3.500 A.C. os Sumérios utilizaram um cubo de roda de madeira sobre um eixo de madeira também. Em 4.000 a.C. estavam aplicados nos trenós dos Scandinavos.
Em grandes civilizações como Grécia e Roma encontram-se referências do uso de “esferas” ou “rolimãs” como elementos rolantes e suas vantagens na geometria e engenharia. No inicio deste século arqueologistas descobriram em embarcações Romanas esferas já em metal em vez de madeira.
Em torno de 1.500 D.C no intuito de construir um veículo que se locomovesse sem o emprego de força muscular, Leonardo da Vinci ilustra um projeto de um carro impulsionado por um sistema de molas que possui até uma transmissão com diferencial. Este projeto foi o antecessor do automóvel moderno. Ao pesquisar o princípio do fenômeno do atrito, ele observa a distinção entre o atrito deslizante e rolante a resistência de giro com o auxilio de cilindros que servem como “corpos rolantes”. Mas somente no século XVIII surgiu uma fonte de energia razoável que facilitou James Watt a construir o primeiro modelo de veiculo autopropulsionado.
A história do rolamento se assemelha á história do desenvolvimento do veículo. Da idéia original até os dias atuais passa por inúmeras alterações onde a idéia central sempre foi a redução do atrito e conseqüentemente a economia de energia.
Os primeiros rolamentos de esferas, chamados “tipo cone” ganharam grande impulso com as