O Papel da Gestão Escolar
A gestão escolar é um setor importante dentro da educação, já que por meio dela podemos visualizar a escola e o alcance do seu projeto educativo.
Tavares (2009) nos diz que: Gestão Pedagógica é a que mais se refere à gestão. Cuidar e gerir a área educativa, propriamente dita, da escola e da educação escolar. A gestão estabelece objetivos para o ensino, define as linhas de atuação, em função dos objetivos e do perfil da comunidade e dos alunos.
A gestão escolar tem um papel preponderante para a implantação de políticas educacionais, seja incentivando, apoiando, seja negando as propostas em desenvolvimento.
2.4.1 O lugar da participação na Gestão Democrática
A gestão democrática é entendida como a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar, pais, professores, estudantes e funcionários na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da instituição.
Nesse sentido, está posto no Plano Nacional de Educação que “a gestão deve estar inserida no processo de relação da instituição educacional com a sociedade, de tal forma a possibilitar aos seus agentes a utilização de mecanismos de construção e de conquista da qualidade social na educação”. (BRASIL, 2013)
A democratização é defendida como possibilidade de melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional, construindo um currículo voltado para a realidade local, integrando os agentes envolvidos– diretor, professores, estudantes, coordenadores, técnicos-administrativos, vigias, auxiliares de serviços – no apoio efetivo da comunidade às escolas, como participante ativo e sujeito do processo de desenvolvimento do trabalho escolar. A gestão democrática torna indispensável o processo de participação coletiva. Sua efetivação na escola pressupõe instâncias colegiadas de caráter deliberativo, bem como a implementação do processo de escolha de dirigentes escolares,