RODRIGUES
Bibliotecária na Escola de Ensino Fundamental Maria Auxiliadora. aluckei@terra.com.br. O trabalho apresenta a proposta de um novo cenário para a biblioteca escolar da rede particular de ensino fundamental e médio, visando a oferta ao usuário de um ambiente físico atraente, aconchegante, funcional e prático, de modo que se torne ótimo diferencial no momento em que o consumidor escolher a instituição na qual matriculará seu filho. Através do levantamento bibliográfico, é possível mostrar a relevância deste tema pouco explorado pelos bibliotecários e direções escolares.
Introdução
A necessidade de sobrevivência das organizações educacionais nas constantes mudanças que ocorrem hoje no mercado está diretamente ligada a capacidade de adaptação ao meio em que estão inseridas, necessitando ser constante e cuidadosamente vigiada para que mantenham seu posicionamento e equilíbrio. Para isso, é importante que as escolas encontrem meios que as tornem diferentes ao prestarem seu serviço.
Para competir no mercado, as instituições precisam conhecer o marketing para poderem fazer uso de suas ferramentas. É importante saber quais são as características do marketing de serviços – que é o que a escola presta – serviços educacionais que também têm suas características próprias.
O tema – a ambientação da biblioteca escolar da rede de ensino privado do ensino fundamental e médio – é uma proposta que surgiu da necessidade das direções de escolas perceberem o quanto o layout do setor colabora na decisão do consumidor ao comprar os serviços da instituição. Como metodologia foi utilizada a técnica de pesquisa bibliográfica.
As instituições escolares estão se voltando para o mercado. Isto requer esforço contínuo integrado em todas as áreas da organização. Devem elas se esforçar para
satisfazer as necessidades dos consumidores. Hoje, um bom diferencial na educação é a
apresentação