Rock in Rio
O primeiro Rock in Rio foi um sucesso mundial que gerou, mesmo que estranhamente, Rock in Rio em outras localidades que não no Rio de Janeiro, e sim em Lisboa e Madri. Neste caso a estratégia percebida foi a de levar um evento de sucesso aos consumidores locais.
Quando se fala em Rock in Rio, todos pensam que o evento é composto apenas por música do gênero de Rock e realizado na cidade do Rio de Janeiro - Brasil, portanto, diante da marca, não é possível perceber segmentos de mercado distintos, pois só vão ao Rock in Rock quem gosta de Rock. Contudo, levando em consideração que o evento possui outros estilos de música, o qual pode abranger mais pessoas com gostos distintos, há a possibilidade da existência de outros segmentos de mercado, visto que atraiu outros públicos. E, na verdade, o que segmenta esse tipo de mercado são o artista e o estilo de música, pois pessoas que se identificam com Ivete Sangalo, Claudia Leite, Shakira, por exemplo, vão ao show mesmo que este possua a marca Rock in Rio.
O produto que é o próprio evento tem como componentes a música e os artistas, visto que todos vão ao show para escutar a música e ver o artista.
O fato da cerveja Heineken, como patrocinadora oficial do Rock in Rio, aumentar a participação no mercado, mostra que é um produto de aceitação dos consumidores. E, logicamente, o aumento do consumo gera o conhecimento da marca por mais pessoas, obtendo, desta maneira, uma propaganda positiva do produto. O que não pode acontecer é a qualidade ser inferior e os consumidores o reprovarem, pois assim a propaganda por parte dos clientes será negativa, podendo causar até a “morte” do produto.
A promoção é interessante, pois o Rock in