Rock brasileiro
*Curiosidade: Em 13 de julho se comemora o Dia Mundial do Rock.
Década de 50 O começo do rock no Brasil se deu a Nora Ney,que gravou o considerado "Rock around the Clock", de Bill Haley & His Comets.
Em 1957, foi gravado o primeiro rock original em português, "Rock and Roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo e gravada por Cauby Peixoto.
Em 57 o grupo Betinho & Seu Conjunto alcançou grande fama, mas os primeiros ídolos do rock nacional foram os irmãos Tony e Celly Campelo. Celly estourou em 1959 com "Estúpido Cupido" (120 mil cópias vendidas), chegando até ter boneca própria. Década de 60
O começo da década foi marcado pelo surgimento de grupos instrumentais como The Jet Black's, The Jordans e The Clevers.
Até que surge um capixaba, que se tornaria o maior ídolo do Rock Nacional dos anos 60 e, posteriormente, o maior nome da música brasileira: Roberto Carlos. Aproveitando seu grande sucesso, a Rede Record lançou o programa Jovem Guarda, apresentado por Roberto Erasmo Carlos e Wanderléa. Só nas primeiras semanas, atingira 90% da audiência.
Então, surgiria a Tropicália. Em 1966, surgiram Os Mutantes: Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, com seu deboche e som inovador.
Década de 70
Rita Lee iniciou carreira solo, acompanhada do grupo Tutti Frutti. E é nesse período, que ela lança o seu mais memorável álbum: o Fruto Proibido de (1975), disco este, que contém os sucessos "Agora só falta você", "Esse tal de Roque Enrow" e "Ovelha Negra".
Em 1973 surgiu outro ícone: Raul Seixas, que vendera 600.000 compactos de "Ouro de Tolo" em poucos dias e se tornaria "bardo dos hippies" com músicas debochadas como "Mosca na Sopa" e "Maluco Beleza", esotéricas como "Eu Nasci Há Dez Mil Anos Atrás" e"Gita", e as motivacionais "Metamorfose Ambulante" e "Tente Outra Vez".
Década de 80
Se atribui a esta década a popularização do rock brasileiro, movimento