Gravidez
O início da gravidez se dá após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide. Durante este estágio inicial, o corpo da gestante passa por inúmeras transformações, incluindo alterações físicas, hormonais e psicológicas.
Duração e sintomas
A geração de uma vida dentro do útero é um processo fisiológico que ocorre com as fêmeas da classe de animais mamíferos. O período de gestação pode variar entre uma espécie e outra, no caso de ser humano, assunto a ser tratado aqui, a gravidez dura por volta de 40 semanas.
Durante esta fase, a menstruação é interrompida devido a alterações nos níveis de hormônio, o útero aumenta de tamanho progressivamente, as mamas ficam maiores, uma vez que estão sendo preparadas para a amamentação.
Etapas da Gravidez
Durante o primeiro trimestre, período em que o óvulo se prende ao útero para dar início ao seu desenvolvimento, a mulher grávida tende a ficar emocionalmente mais sensível e sofrer alterações fisiológicas como: aumento das mamas, perda de peso, aumento da freqüência urinária, etc.
No segundo trimestre, o feto já está completamente formado chegando a medir sete centímetros e já se pode identificar o sexo do bebê; contudo, ele ainda não está pronto para nascer. Neste estágio, a gestante aumenta de peso mensalmente variando de um a um quilo e meio por mês. Ao final deste período, alguns desconfortos já são sentidos pela grávida, um deles é a freqüente dor nas costas.
O último trimestre é um pouco mais difícil para a gestante devido ao aumento dos desconfortos ocasionados pelo tamanho de sua barriga. Em decorrência deste fato, podem ocorrer dificuldades físicas como: cansaço freqüente, dores na coluna, inchaço nas pernas e desconforto ao dormir. Após 9 meses, o útero está com aproximadamente cinco quilos e o bebê, que já está pronto para nascer, tem por volta de 3 quilos.
Gravidez na adolescência
No Brasil de hoje, a gravidez precoce tem se tornado um grande problema de saúde pública.