Rock anos 90
Os anos 90 podem ser divididos em duas partes distintas. Na primeira metade, a parte mais prolífica, temos a consagração do grunge, a boa fase das bandas alternativas norte-americanas, o heavy metal atingindo ótimas marcas comerciais, grupos californianos como RED HOT CHILI PEPPERS, GUNS N’ ROSES, FAITH NO MORE eJANE’S ADDICTION causando grande impacto, o rock industrial a pleno vapor e o surgimento do stoner rock. Já na segunda metade, tivemos o desaparecimento do grunge e a crise de vendagens de CDs. Apenas as bandas inglesas de britpop, nomes consagrados ou grupos de nu metal e trip hop (ambos adicionam bastante elementos da música eletrônica) conseguiram maior destaque. Bandas punk como GREEN DAY e OFFSPRING, apesar de fazerem sucesso, apresentam sonoridade bem menos agressiva do que as de suas raízes do hardcore oitentista. Fica evidente que esta segunda parte foi bem menos profusa, com o rock passando por uma certa crise de identidade, com a diminuição da agressividade em relação à metade anterior. Também pode ser associado à época a ótima fase da música eletrônica e o surgimento do mp3, possibilitando a troca gratuita e instantânea de músicas, causando pânico às gravadoras.
O ano de 1990 foi ótimo ao rock alternativo. O SONIC YOUTH lança Goo, do hit “Kool Thing”. A Gilded Eternity, doLOOP, é um dos melhores do ano. No heavy metal tivemos como grandes destaques o JUDAS PRIEST,renascendo com o agressivo e surpreendente Painkiller; MEGADETH, com seu clássico Rust in Peace e oSLAYER lançando Seasons in the Abyss.
No começo dos anos noventa, explode o grunge. A Sub Pop Records, então uma gravadora independente de Seattle, emplaca bandas como NIRVANA, SOUNDGARDEN e MUDHONEY para as majors. Na cidade natal de Jimi Hendrix, surge ainda o PEARL JAM, lançando seu primeiro disco e um dos seus maiores clássicos: Ten. Mas é com Nevermind, do NIRVANA, que o rock entra em ebulição. O jovem trio de Aberdeen (cidade próxima a