rochas
JOÃO PESSOA
22 DE NOVEMBRO DE 2014
Conceito de Rochas
Rochas são matérias formadas por minerais e que se originam de várias formas, elas fazem totalmente parte de nossa vida. São por elas que temos construções, certos aparelhos domésticos, ruas, CDs e muito mais. São das rochas que são extraídos os minerais, como ferro, bauxita, cobre, zinco, estanho e outros. Os minerais mais abundantes numa rocha são os chamados minerais essenciais, ao passo que aqueles que aparecem em proporções pequenas se denominam minerais acessórios. Rocha do ponto de vista geológico, costuma-se qualificar de rocha tudo aquilo que é firme, duro ou constante.
Pode-se distinguir vários tipos de rochas. Há três tipos básicos: Sedimentares, Ígneas e Metamórficas.
Elementos Estruturais das Rochas
Denomina-se estrutura o aspecto geral externo da rocha, que pode ser maciço, orientado, com cavidades, etc. Já a textura, se revela por meio da observação mais detalhada do tamanho, forma e relacionamento entre os cristais ou grãos constituintes da rocha.
A estrutura geológica é extremamente importante na formação dos recursos minerais, além de estabelecer uma grande influência na consolidação dos relevos e automaticamente do solo. Para compreender a estrutura geológica de um lugar é preciso analisar e conhecer os tipos de rochas presentes no local.
Rocha é a união natural de minerais, compostos químicos definidos quanto à sua composição, podem ser encontrados no decorrer de toda a superfície terrestre. Alguns exemplos são: quartzo, grafita, calcita, mica, feldspato, talco, diamante.
Rochas Primárias e Secundárias
São primárias as estruturas originais, isto é, resultantes do fenômeno da sedimentação. Secundárias são as estruturas que aparecem na rocha depois de formada. São externas as passíveis de serem observadas por fora do corpo e internas quando