rochas
A estrutura geológica de nosso planeta é muito importante na formação dos recursos minerais que utilizamos, além, é claro, de estabelecer uma grande influência na consolidação das formas dos relevos e automaticamente, do solo que utilizamos.
Para compreender a como se forma a estrutura geológica de um determinado lugar é necessário analisar e conhecer os tipos de rochas presentes nele. E, para quem ainda não sabe, rocha é a união natural de minerais e alguns compostos químicos definidos quanto à sua composição, e podem ser encontradas no decorrer de toda a superfície terrestre.
As rochas são consideradas associações naturais de diversos minerais que se agrupam ou não e, normalmente, cobrem vastas áreas da crosta terrestre e, algumas delas, embora raras, são constituídas por apenas um mineral. São, quase sempre, agrupadas levando em consideração a sua origem, ou seja, em três grandes classes:
• Magmáticas ou ígneas
•
Metamórficas
•
Sedimentares
Os Três Tipos de Rochas
Vamos discorrer primeiramente, de um modo geral, sobre os três tipos de rochas que foram citados anteriormente e ainda sobre os minerais que o constituem, de maneira simples, prática e fique mais fácil o entendimento.
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas decorrem da consolidação e da cristalização do magma na crosta terrestre.
O magma, como já sabemos, é uma substância fluida, líquida, total ou parcialmente derretida,
constituída principalmente, por uma junção complexa de substâncias como silicatos, silício e outros elementos voláteis, dentre eles temos o vapor de água, cloretos, hidrogênio, flúor, e ainda outros. O magma pode ser encontrado no centro da terra e a diferentes profundidades, em locais conhecido como câmaras ou bolsas magmáticas, cuja temperatura depende especialmente de sua composição química, da pressão a que pode estar sujeito e ainda da temperatura da rocha confinante. Rocha que São Resultado do Arrefecimento do Magma