rochas
Rochas e Minerais
Comentário introdutório
Algumas rochas se formam através da solidificação do magma vulcânico e outras por meio da ação de agentes naturais, que vão proporcionando a sedimentação. Um dos critérios para a classificação é a origem. Com base neste critério, as rochas se classificam em: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Rochas magmáticas ou ígneas
As rochas magmáticas (figuras 1 e 2) formaram-se pela ação direta da solidificação do magma. Elas são resistentes e pouco permeáveis, o basalto, a pedra-pomes e o granito são exemplos desse tipo de rochas. Figura - Rocha magmática (lava) Figura 2 - Rocha magmática (granito)
As rochas magmáticas podem ser formadas tanto acima do solo como abaixo dele. A partir da erupção de vulcão, o magma sobe para a superfície terrestre, e passa a ser chamado de leva. Então, a lava esfria e formam-se as rochas magmáticas vulcânicas. O magma pode também ficar preso em um bolsão dentro da crosta terrestre. Neste caso, o resfriamento é bem mais lento e são formadas as rochas magmáticas plutônicas.
Rochas sedimentares
As rochas sedimentares (figura 3) sofreram a ação de vários fatores do ambiente, como chuva e vento. Com isso, os minerais de sua composição podem ter se modificado e até sido levados a outros lugares e se depositado em camadas (sedimentos).
Figura 3 – Rochas sedimentares
Essa estrutura permite não só a infiltração da água, mas também a sua filtração. Conforme a água passa pelos poros da rocha sedimentar, as impurezas vão sendo retidas. São exemplos de rochas sedimentares o calcário e o arenito. Nas rochas sedimentares é possível encontrar fósseis.
Rochas metamórficas
A rocha metamórfica (figura 4) primitiva passou por transformações através de altas pressões e temperaturas, deixando assim a distribuição de minerais de forma mais orientada. As rochas metamórficas são mais resistentes