rochas
Trabalho avaliativo apresentado à disciplina Ciência e Tecnologia dos Materiais, como requisito para nota total da primeira unidade (U1).
Prof. Felipe de Souza Ferrucio da Rocha
NATAL
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O trabalho a seguir trata-se de uma pesquisa sobre Rochas e o emprego destes na construção civil. As rochas são derivadas de restos e detritos de outras rochas pré-existentes. O intemperismo faz com que as rochas Magmáticas, Metamórficas ou Sedimentares estejam constantemente sendo alteradas. O material resultante é transportado pela água, vento ou gelo e finalmente depositado como um sedimento. Deve haver então, uma compactação ou cimentação do material para ele se transformar em uma rocha Sedimentar. A transformação dos sedimentos inconsolidados (p. ex. areia) em rochas Sedimentares (p. ex. arenito) é denominada diagênese, sendo causada por compactação e cristalização de materiais que cimentam os grãos dos sedimentos.
2. Rochas Magmáticas
Rochas Magmáticas ou ígneas: Estas são originadas através materiais em estado de fusão que se solidificam por resfriamento, entre eles os minerais feldspatos, a os óxidos metálicos, os minerais silicatos ferro-magnesianos, etc. As rochas magmáticas resultam da consolidação e cristalização do magma. O magma é uma substância fluida, total ou parcialmente fundida, constituída, essencialmente, por uma fusão complexa de silicatos, silício e elementos voláteis, tais como vapor de água, cloretos, hidrogénio, flúor, e outros. Os magmas encontram-se na crosta terrestre a diferentes profundidades, em câmaras ou bolsadas magmáticas, a diferentes temperaturas de fusão as quais dependem da composição química do magma, da pressão a que está sujeito e da temperatura da rocha confinante. Rocha Magmática
2.1 Rochas Sedimentares
Sedimentares são compostas por