Rochas e Minerais
Os calcários (do latim calx (gen. calicis) ou calcariu, "cal") são rochas sedimentares que contêm minerais com quantidades acima de 30% de carbonato de cálcio (aragonita ou calcita).As principais impurezas que contém, o calcário são as sílicas, argilas, fosfatos, carbonato de magnésio, gipso, glauconita, fluorita, óxidos de ferro e magnésio, sulfetos, siderita,sulfato de ferro dolomita e matéria orgânica entre outros.A coloração do calcário passa do branco ao preto, podendo ser cinza claro ou cinza escuro. Muitos calcários apresentam tons de vermelho, amarelo, azul ou verde dependendo do tipo e quantidade de impurezas que apresentam.
Textura:
Grosso e bem granulado
Aplicações e utilização:
Produção de cimento.
Produção de cal (CaO)..
Fundente em metalurgia.
Fabricação de vidro.
Como pedra ornamental.
Quartzito
O quartzito é uma rocha metamórfica cujo componente principal é o quartzo (mais de 75% como ordem de grandeza).Um quartzito pode ter como protólito arenitos quartzosos porém (origem mais comum), tufos e riolitos silicosos e chert silicoso. Bolsões (pods) ou veios de quartzo, normalmente produtos de segregação metamórfica, são muitas vezes retrabalhados por cataclase e metamorfismo dando origem a quartzitos semelhantes aos de origem sedimentar.Seu principal mineral é o Quartzo. Outros constituintes são moscovita, biotita, sericita, turmalina, dumortierita. Sua estrutura é maciça e não foliada, podendo haver foliação devido a presença de mica.
Texturas:
Granoblástica a granolepidoblástica.
Aplicações e utilizações:
Rocha fonte de materiais para tijolos e refratários de sílica, usada na siderurgia e para o preparo do leito de fusão dos altos-fornos, rocha ornamental utilizada de diferentes maneiras (rústica, talhada, polida, etc).
Minério de ferro
Os minérios de ferro são rochas a partir das quais pode ser obtido ferro metálico de maneira economicamente viável. O ferro