Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares são as que se formam a partir de rochas já existentes.
A formação de uma rocha sedimentar pode ser dividida em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e diagénese. Na primeira fase as rochas passam pela meteorização. A meteorização é a alteração das rochas a nível físico e químico. Numa segunda fase acontece a erosão que com a ação dos agentes erosivos atua nas rochas, removendo os sedimentos. Os sedimentos de seguida sofrem o transporte pelas correntes das águas para outros lugares. Depois de sofrerem o transporte, as rochas sofrem a deposição. Na deposição, os sedimentos depositam-se com os restos de organismos que foram transportados pela mesma corrente. Numa última fase acontece a diagénese que é a transformação dos sedimentos numa rocha sedimentar.
Após a deposição, os sedimentos vão-se acumulando originando camadas mais ou menos espessas. Cada uma destas camadas designa-se estratos. Os estratos tornam-se cada vez mais compactos dando origem às rochas sedimentares estratificadas. As rochas sedimentares podem – nos fornecer várias informações desde a constituição dos seus minerais até aos fósseis que podem conter. Os produtos que contêm nas rochas sedimentares são um dos principais suportes da vida humana. È nelas que estão armazenados o gás natural e o petróleo. As rochas sedimentares podem ser divididas em três tipos:
Detríticas – As rochas detríticas originam-se com a ação mecânica dos agentes externos. Exemplo: Areia
Orgânicas – As rochas orgânicas originam-se de seres vivos. Exemplo: Carvão
Químicas – As rochas químicas originam-se com a ação química da água. Exemplo: Certos Calcários
As rochas sedimentares podem ser encontradas
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas são rochas que resultam da solidificação de um magma. Esta solidificação pode ocorrer no interior da crusta ou na superfície. As rochas que se formam após a solidificação da lava designam-se rochas magmáticas extrusivas