rochas sedimentares
Rochas Magmáticas
As rochas magmáticas resultam do arrefecimento e da solidificação do magma. Basalto
Rochas Sedimentares
As rochas sedimentares resultam da acumulação de diversos materiais provenientes de rochas preexistentes (magmáticas, sedimentares e metamórficas). São exemplo destas rochas os calcários, areias, argilas, carvão, petróleo.
Rochas Metamórficas
As rochas metamórficas resultam da ação da pressão e/ou da temperatura, em profundidade, sobre rochas preexistentes. São exemplo destas rochas os xistos, mármore e o gnaisse.
Mineral é uma substância solida, homogenia, cristalina, de composição química bem definida, ou variável dentro de certos limites, formada por processos naturais, sem intervenção do Homem.
Como se distinguem os minerais?
Existem inúmeros minerais e para os distinguir aplicam-se métodos baseados em características que lhes são peculiares, como a cor, o brilho, o traço, a dureza, a clivagem, e a reação com ácidos.
Cor
Esta característica dos minerais deve ser observada á luz natural, em superfícies recentes, já que se pode alterar com o tempo. Embora existam minerais cuja cor é determinante na sua classificação, a maioria apresenta cores muito diversificadas.
Brilho
É o modo como os minerais refletem a luz natural. Na observação desta propriedade, apenas se consideram superfícies inalteradas e, se possível, obtidas por fratura recente.
Consideram-se 2 tipos fundamentais de brilho: brilho metálico, semelhante ao dos metais, e brilho não-metálico.
Dentro do brilho não-metálico, consideram- se vários tipos de brilho cuja denominação é baseada na comparação com materiais conhecidos, por exemplo, gorduroso, como o da gordura, sedoso, à semelhança do brilho da seda, adamantino, como o do diamante, vítreo, como o do vidro, nacarado, como o das perolas.
Traço ou risca
É a cor do pó do mineral. Pode ser obtido riscando uma placa porosa de porcelana.
Muitas vezes, o traço de um mineral é diferente da sua cor. No