Rochas naturais
Historicamente as rochas desempenharam um papel fundamental como material de construção, para tanto basta lembrar do seu uso pelos egípcios nas pirâmides já a mais de 5000 anos atrás. Os gregos as utilizaram em obras como o Partenon. Os romanos utilizavam as rochas em quase tudo que o construíam, como por exemplo os aquedutos, o coliseu e em suas estradas. Estima-se que o império romano tenha construído cerca de 150.000km de estradas que tinham em seu acabamento final o assentamento de rochas como o basalto. Devido a esta impressionante rede viária e de sua longevidade, temos o ditado popular que diz que “todas as estradas levam a Roma”.
Definição de Rochas
São corpos sólidos, minerais, não maleáveis, incombustíveis com densidade geralmente superior a da água. De acordo com sua formação classificam-se como: rochas ígneas, rochas sedimentares e rochas metamórficas.
Rochas ígneas: são rochas que se formam por erupções diretamente do manto. São também denominadas magmáticas ou eruptivas. Ex.: Granito que é mais claro devido aos sais de alumínio e silício e basalto que é mais escuro por, apresentar maior quantidade de ferro.
Rochas sedimentares: provenientes da decomposição de resíduos de substancias químicas ou orgânicas. Caracterizam-se normalmente pela formação em camadas horizontais, com planos de clivagem, embora movimentos sísmicos possam alterar essa disposição. Sua espessura é da origem de 5 a 10 km, sobre as rochas ígneas.
O ar em movimento e as águas em circulação decompõem as rochas ígneas e levam as partículas de um local (erosão) para outro, (sedimentação) formando as jazidas de areia ou de pedregulho.
Se houver um aglomerante adequado, essas jazidas formarão um novo tipo de rocha reconstituída. Se os grãos são de feldspato, muito mais finos, formarão as argilas. Essas rochas são chamadas clásticas ou detríticas.
As águas carregadas de cálcio, agruparam-se em certos locais. Com a evaporação da água formaram-se os