Influência dos fenômenos da Atmosfera para o homem e o uso de minerais e rochas como recurso natural.
Efeito Estufa
É importante entender que o que chamamos de efeito estufa é um fenômeno natural e benigno, uma vez que ele age simplesmente mantendo a quantidade ideal de calor na atmosfera terrestre mantendo assim a vida tal qual a conhecemos. O problema é o agravamento deste efeito, que ocorre principalmente através da queima de combustíveis fósseis.
O que ocorre é que com a emissão de gases através da queima destes combustíveis o calor retido na atmosfera terrestre se torna excessivo e causa um aquecimento exagerado da superfície do planeta, tornando o ambiente impróprio para diversos biomas. Outro fator que interfere e aumenta o efeito estufa são as queimadas de áreas verdes e a criação de gado, onde o Brasil infelizmente lidera.
Chuva ácida
Este fenômeno ocorre também em função da queima de combustíveis fósseis e pela emissão de poluentes na atmosfera. A partir da liberação de dióxido de enxofre (SO2), dióxido de carbono (CO2) na atmosfera que posteriormente combina-se com o hidrogênio já presente na atmosfera. O resultado desta combinação são as chuvas com elevado nível de acidez, que se tornam nocivas por alterarem a composição química do solo e das águas. Além disso, interferem em diversos biomas e corroem e lentamente destroem monumentos e edifícios.
Ilhas de calor
Este fenômeno tipicamente urbano é caracterizado pelo aquecimento exagerado de uma área. Pode ocorrer por diversos fatores, mas principalmente por edifícios altos e/ou espelhados (que agem dificultando a circulação do vento e uso de materiais de construção com pouca capacidade de absorver o calor), quantidades exageradas de automóveis liberando calor e impermeabilização do solo (asfalto), que implica diretamente em diminuição da área verde urbana.
Uso de minerais e rochas como recurso natural
Você sabe como as rochas são formadas? São formadas por pequenos cristais. Há rochas que são formadas apenas por um