Rochas Metamórficas
ENGENHARIA CIVIL
ROCHAS METAMÓRFICAS
EURIPEDES CABRAL DE O. NETO
JESSYCA GALVÃO PERILLO
MARCOS FRANCO FILHO
MAYARA ROSA SANTOS
STÉFANI CRISTINA ALVES SILVA
RIO VERDE
2013
EURIPEDES CABRAL DE O NETO
JESSYCA GALVÃO PERILLO
MARCOS FRANCO FILHO
MAYARA ROSA SANTOS
STÉFANI CRISTINA ALVES SILVA
ROCHAS METAMÓRFICAS
Trabalho apresentado ao segundo período do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal Goiano – Campus Rio Verde, como requisito parcial para conclusão da disciplina de Geologia.
Orientador: Prof. Ms. Bacus de Oliveira Nahime
Rio Verde - GO
Junho, 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
O estudo acerca de rochas é de suma importância para o desenvolvimento de conhecimento sobre composição e formação do solo, já que os processos de formação das referidas rochas é que determinam as características deste. O objetivo desta revisão é elucidar conceitos de rochas metamórficas que segundo Monroe (2009) dominam os antigos núcleos de todos os continentes, mostrando nos que os processos metamórficos tem sido forças significativas que moldam o nosso planeta.
Segundo Machado et al (2009) e Popp (2012) uma boa definição que conceitue as rochas metamórficas seria que estas são rochas originadas de outras rochas (sedimentares e magmáticas) expostas a diferenciação de temperaturas e pressão.
As rochas metamórficas tem grande importância mineral, já que seus processos formadores proporcionam a origem de novos minerais. Porem como destaca Machado (2009) para questões didáticas e de compreensão o estudo das rochas metamórficas é considerado de maior dificuldade que o restante, pelo fato de seus processos de formação que serão abordados posteriormente não serem observáveis com facilidade, pois ocorrem em grandes profundidades.
2. PROCESSOS