Rochas do estado de santa catarina
As principais características geológicas de Santa Catarina são:
Embasamento Cristalino, Coberturas Vulcano-Sedimentares Eo-Paleozóicas, Cobertura Sedimentar Gonduânica, Rochas Efusivas ( Formação Serra Geral)e Coberturas Sedimentares uartenárias.
Embasamento Cristalino Engloba o conjunto de rochas mais antigo de Santa Catarina, incluindo diferentes tipos de litologias, cujas idades vão desde o Arqueano (mais de 2,5 bilhões de anos) até o final do Proterozóicos (cerca de 570 mulhões de anos). As principais associações litológicas, representadas no mapa, são constituidas por granulitos; gnaisses e migmatitos; xistos, filitos e granitos. Granulitos - Ocorre no nordeste do Estado. Incluem uma variedade de rochas, tais como: noritos, enderbitos, charnoquitos, com freq"uentes associações com ultramafitos, gnaisses, migmatitos, anortositos e quartzitos ferríferos. Gnaisses e Migmatitos - Ocorrem na porção sudeste do Estado. Além dos gnaisses e migmatitos esta associação inclui metagranitos, metadioritos, metatonalitos, etc. Xistos e Filitos - Localizam-se na porção centro-leste do Estado, na região de Brusque. Então batizados pelas cidades de Blumenau, ao norte; Itajaí, a leste; Vidal Ramos e Leoberto Leal, a oeste;e Major Gercino, ao sul. Granitos - Distribuiem-se em toda a porção leste do Estado, desde as imediações de Joinville até a região ao sul de Tubarão. Geralmente as rochas graníticas constituem altos topográficos, destacando-se das litologias adjacentes, devido a sua maoir resistência ao intemperismo.
Coberturas vulcano-sedimentares eo-paleozóicas Ocorrem em quatro bacias isoladas, nas regiões de Campo Alegre, Corupá, Itajaí, Queceba, Cambirela e Ilha de Santa Catarina. São constituidas, predominatemente, por rochas sedimentares com metamorfismo incipiente, pouco dobradas, representadas por arenitos (arcósios), comglomerados, siltitos, ardósias e filitos, com freqüênte