Geologia de Santa Catarina
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
GEOLOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Trabalho apresentado à disciplina de
Geologia de Engenharia, do curso de engenharia civil.
Blumenau, julho de 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Santa Catarina é um dos vinte e sete estados brasileiros e fica localizado no Sul do país, fazendo fronteira com os outros dois estados pertencentes à esta região: Paraná e Rio Grande do Sul, além de também marcar divisa com a Argentina. Estado que apresenta as mais variadas características ligadas à geologia, como a diversidade e características das rochas e dos solos, relevo, obras que alteraram as feições geológicas, agentes modificadores do espaço; entre outros. Neste trabalho, serão apresentados artigos, notícias e textos de diversas referências, separados em seus respectivos tópicos de estudo, juntamente com um breve parecer sobre cada assunto, valorizando e identificando as importâncias histórica e financeira dos referidos aspectos geológicos, com intenção de facilitar a compreensão dos mesmos.
2. GEOLOGIA DO ESTADO DE SANTA CATARINA
2.1 GEOLOGIA HISTÓRICA
“Desde sua formação até hoje, a Terra passou por profundas modificações físicas e biológicas: montanhas surgiram e desapareceram, o clima se modificou e a própria composição química da atmosfera sofreu grandes alterações. Em Santa Catarina, podemos dividir as ocorrências nas eras listadas abaixo:
Pré-Cambriana (2,5 bilhões de anos): nas áreas de afloramentos do Pré-Cambriano no Estado de Santa Catarina temos formação de todo o substrato rochoso do embasamento cristalino, resultante da solidificação do magma, sendo que este material ígneo resfriado acabou por originar altas cadeias de montanhas.
Paleozóico (270 a 600 milhões de anos): dividido em períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e