Robô
Com a disponibilidade de dispositivos semicondutores da família dos tiristores capazes de controlar potências elevadas, existe hoje no mercado uma grande quantidade de controles de potência. Usados para controlar o brilho de lâmpadas, velocidade de motores e a potência de chuveiros, esses dispositivos são simples de entender, montar e instalar.
O eficiente controle da velocidade de uma ferramenta ou eletrodoméstico motorizado pode ser feito com o uso de um dimmer. motores elétricos poderão apresentar suas velocidades de rotação controladas por esse dimmer. O dimmer eletrônico ou controle de potência de estado sólido utiliza um TRIAC.
Especifico
Dimmers controles de brilho e controles de potência nada mais são do que circuitos que intercalados com cargas na rede de energia elétrica, permitem controlar a sua potência,
O que o circuito faz é controlar o ângulo de condução desse componente eletrônico. Disparando-o em diversos pontos do sinal senoidal da rede elétrica domiciliar, é possível aplicar potências diferentes a uma carga. Assim se o disparo for feito no início do semiciclo poderá ser conduzido para a carga e ela receberá potência máxima. Entretanto se o disparo ocorrer no final do semiciclo, pequena parcela da energia será conduzida até a carga que operará com potência reduzida.
Fig. 1 Modo de operação com os pontos de disparo
Fonte: Feira de Ciências
Com uma constante de tempo baixa (potenciômetro de controle na menor resistência) o triac dispara no início do semiciclo e a potência aplicada à carga é maior. Com uma constante de tempo alta (maior resistência do potenciômetro), o disparo ocorre no final do semiciclo e apenas uma pequena parte da potência disponível é aplicada à carga.
Fig. 2 Circuito prático para um excelente dimmer
Fonte: Newton Braga
Fig. 3 Circuito de um dimmer comercial utilizando triac.
Fonte: Newton Braga
Revisão
Um TRIAC, ou Triode para corrente alternada é um componente eletrônico equivalente