Robô
Desenvolver melhorias no campo de curativo realizado nas unidades básicas de saúde, promovendo a padronização dos produtos serem utilizados visualizando bem estar físico, psíquico, social e emocional.
DESCRIÇÃO
Deverá constar toda a descrição de forma clara e sucinta desta normatização. ALTERAÇÃO: Quando este protocolo ocorrer alguma alteração por menor que seja, deverá ser alterado o número da REVISÃO e por conseqüência deverá constar neste campo de ALTERAÇÃO o que foi alterado e/ou complementado no protocolo.
OBSERVAÇÃO : Havendo necessidade de se incluir TABELAS, LAY-OUT, ORGANOGRAMAS, etc., deverá ser incluído na próxima página sendo portanto considerado do mesmo protocolo e portanto sendo uma 2ª página.
PALAVRA – CHAVE: Feridas, curativos,
Aprovação da Diretoria | Aprovação do Secretário de Saúde | ___________________________________________Assinatura do Responsável | ________________________________________________Assinatura do Responsável |
Feridas É toda e qualquer lesão que impede o desenvolvimento das funções básicas da pele, perda da sua integridade por rompimento das suas camadas intencional (cirúrgica) ou acidental (trauma). * Funções básicas da pele Impedir perda excessivas de líquidos Prevenir a absorção pelo tecido Manter temperatura corporal Proteção Produção de vitaminas D Órgãos de sensações Secreção * Fatores chaves que afetam a cicatrização Infecção Presença de corpos estranhos Desidratação do leito da ferida Edema localizado Pressão, fricção e cisalhamento Quebra parcial da fibrina Necrose Trauma no momento da troca do curativo * Fatores sistêmicos que retardam a cicatrização Desnutrição Desidratação Idade Uso de medicamentos imunossupressores Doenças crônicas Condições imunológicas Fases da Cicatrização Fase Inflamatória: ativa o