Roberta Lectio Divino
1846 palavras
8 páginas
2. MEDITATIO – meditaçãoOs primeiros a serem declarados felizes são os pobres, mas hoje os que são considerados “felizes” sãos os ricos, os que têm muito dinheiro. Na verdade, o que é verdadeira felicidade?
Ao reler o texto consegue concordar com aqueles que são declarados felizes? Acredita que é esse o caminho da felicidade?
3. ORATIO – oração
As bem-aventuranças são desafiadoras, são um convite radical de Jesus para o nosso tempo que parece viver “ao contrário”. Peça ao Senhor a coragem para acolher o seu convite e aceitar esta nova lógica.
4. CONTEMPLATIO – contemplação
Releia o texto e imagine estar presente naquele episódio. A montanha, Jesus que convida a sentar, a multidão pronta para o escutar, Jesus falando… Qual seria a sua reação às palavras de Jesus?
5. MISSIO – missão
“Como é triste ver um companheiro necessitado de ajuda e os outros que estão ali presentes, nãos e mexerem! Tal como nossas mãos se ajudam uma à outra, assim também nós devemos ajudar-nos uns aos outros.” José Allamano
O evangelho desta semana é bem conhecido e, provavelmente, terá já sido refletido diversas vezes, tal pode ser uma vantagem, mas também um desvantagem. Vantagem porque dispomos desde logo boas referências do texto; desvantagem porque o fato de conhecermos “bem” o texto nos faz não observar alguns detalhes que são importantes. Assim, o primeiro convite é a ler o testo como se fosse a primeira vez.
Depois de dizer quem é Jesus (Mt 1,1-2,23) e de definir a sua missão (cf. Mt 3,1-4,16), Mateus vai apresentar a concretização dessa missão: com palavras e com gestos, Jesus propõe aos discípulos e às multidões o “Reino”. Neste enquadramento, Mateus propõe-nos hoje um discurso de Jesus sobre o “Reino” e a sua lógica.
O evangelista Mateus organiza o seu “alicerça” seu evangelho em cinco grandes pilares, que são os cinco grandes discursos presentes no evangelho. Provavelmente a inspiração de Mateus vem dos cinco livros do Pentateuco, desde logo