Rna e dna
Outra diferença importante entre as moléculas de DNA e a de RNA diz respeito às bases nitrogenadas: no DNA, as bases são citosina, guanina, adenina e timina; no RNA, no lugar da timina, encontra-se a uracila. A importância e o funcionamento dos ácidos nucléicos.
Mas o que é DNA?
O DNA é uma molécula que existe praticamente em todas as células dos organismos vivos. Ela é conhecido como "molécula da vida", pois tem uma característica muito interessante: ela consegue se auto-duplicar, ou seja, essa molécula tem a capacidade de gerar uma cópia idêntica de si mesma. Para isso ela utiliza recursos presentes na própria célula, como proteínas, energia etc. O DNA é formado por duas cadeias de açúcares e fosfatos, ligadas por bases nitrogenadas. Essas bases (adenina, citosina, guanina e timina) se unem em uma ordem determinada. Assim, Adenina só se liga com Timina, e Citosina só se une à Guanina. Em cada uma das cadeias de DNA temos essas bases nitrogenadas.
O que é RNA:
RNA é a sigla para ácido ribonucléico, que é o responsável pela síntese de proteínas da célula. O RNA é formado geralmente em cadeia simples, que pode, por vezes, ser dobrado, e as moléculas formadas por RNA possuem dimensões muito inferiores às formadas por DNA.
O RNA é constituído por uma Ribose,por um fosfato e uma base nitrogenada. A composição do RNA é muito semelhante ao do DNA, porém apresenta algumas diferenças como: O RNA é formado por uma cadeia simples, e não uma de dupla hélice como o DNA. Um filamento de RNA pode se dobrar de tal modo que parte de sua próprias bases se pareiam umas com as outras, e o RNA é capaz de assumir uma variedade