RJH Arco
Lucas Soares
Thayná Souza
Luana Correia
Beatriz Santos Trabalho História do Rio de Janeiro Arco do Teles
Meio escondido numa parte do Centro do Histórico do Rio de Janeiro está o Arco do Teles. Bares e restaurantes agradáveis e interessantes são encontrados no local, onde muitas pessoas desfrutam de um ambiente permeado de cultura e história.
Um Arco Com Estreitas Vielas Testemunha a Vida no Rio
A sua construção é datada do século XVIII, para comunicar a antiga praça do Carmo (atual praça 15 de Novembro) e a rua da Cruz (atual rua do Ouvidor). O nome pelo qual é conhecido deve a sua origem aos Teles de Meneses, proprietários de prédios no local. Em 1790 um incêndio destruiu a maior parte da casa dos Teles de Meneses, restando apenas a parte que hoje constitui o Arco do Teles. O edifíco onde fica o Arco do Teles foi construído por volta de 1743, na mesma época da contrução da Casa dos Governadores que viria posteriormente a ser Paço Real. A construção também ficou a cargo do mesmo engenheiro militar, José Alpoim, que projetou e construiu o Paço Real.
O Arco do Teles abre uma passagem da Praça XV para a Travessa do Comércio, indo em direção à outra rua chamada Rua da Lapa dos Mercadores. O Arco do Teles é obra do Engenheiro Brigadeiro João Fernandes Pinto Alpoim, e no local existe um interessante conjunto de casas do Rio antigo.
O local é exclusivo para pedestres, com calçamento antigo que remete também aos primeiros calçamentos do Rio de Janeiro, feito com pedras pequenas pavimentando as ruas e lajes ou grandes pedaços de pedras planas pavimentando as calçadas.
O Arco do Teles está entre as preciosidades históricas preservadas que remetem a dois ou três séculos que já se foram. Faz parte do patrimônio histórico da cidade, tem importância arquitetônica e cultural, tendo sido parte importante da vida da cidade em diferentes