RIVA TEXTO OFICIAL 6
O que é Arritmia?
Uma arritmia é um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, ou seja, batimento muito rápido, muito lento ou irregular, sendo o normal entre 60 e 100bpm.
A arritmia é causada por distúrbios na formação do impulso elétrico que, em vez de se formar no nó sinusal, acaba tendo origem em outras estruturas do coração, e/ou por distúrbios na condução do impulso elétrico através das câmaras cardíacas. Assim, devido a “pequenas” alterações, todo o processo que envolve o bombeamento de sangue acaba acontecendo de forma desordenada.
Taquicardia
A taquicardia acontece quando o coração bate mais rápido que o normal.
Bradicardia
Já quando os batimentos são mais lentos do que deveriam, o caso é de bradicardia.
Porém, muitas vezes, o paciente apresenta batimentos cardíacos irregulares, sem representar necessariamente um padrão, seja ele mais rápido ou mais lento que o normal.
Ritmo idioventricular acelerado
O Ritmo Idioventricular Acelerado (RIVA) é um tipo de arritmia que tem frequência cardíaca com variação entre 60 e 120bpm. Ela se manifesta após o paciente sofrer um infarto agudo do miocárdio (IAM) ou outras cardiopatias, como a intoxicação digitálica. Dessa forma, ele faz com que o complexo QRS demore a ocorrer e tenha um espaço curto entre eles. Pode-se dizer que o RIVA é um mecanismo do organismo para a regulação da frequência cardíaca quando ocorre algum “defeito” nos batimentos ou cardiopatias.
O RIVA é semelhante à taquicardia ventricular, porém benigno na maioria dos casos, geralmente transitória e autolimitada, persistindo por poucos minutos. Além disso, é assintomático ou oligossintomático, ou seja, nenhum ou poucos sintomas são apresentados, estes podem ser: baixo débito cardíaco, vertigem, dispnéia, dor torácica e hipotensão. O RIVA não requer tratamento específico, porém deve ser acompanhado por um médico, que poderá diagnosticar se em algum momento será necessário incluir medicação ou se o quadro clinico evoluiu para outra patologia.