Ritos
Shabat
A Torá afirma que Deus criou o mundo em seis dias e descansou no sétimo, ordenando-nos assim que descansássemos também. No Shabbat, é proibido trabalhar. Ele começa no por do sol de sexta-feira e termina no por do sol do sábado, isto por que o dia, de acordo com o calendário judaico começa ao por do sol. O Shabbat é o ponto central da vida de um judeu.
Orações
O ritual das orações se realiza 3 vezes por dia (manhã, tarde e noite).
Sendo a oração feita na Sinagoga, é necessária a presença de dez homens adultos. As orações, salmos, bençãos e louvações estão reunidos em um livro especial, o “Sidur”. A principal oração, “As Dezoito Bênçãos”, tem mais de 2 mil anos. Nas manhãs de sábado e também às segundas e quintas-feiras, é feita a leitura da Torá. A Arca é aberta e os rolos são levados até o altar da sinagoga. É lido um trecho do texto em hebraico.
Berit Milá (no nascimento)
Berit milá é a circuncisão. Um recém-nascido judeu do sexo masculino junta-se ao povo judeu através do berit milá, realizada em seu oitavo dia de vida. "Berit" significa "pacto." A fé do patriarca Avraham (Abraão) foi testada dez vezes por Deus. A nona provação foi remover o excesso de pele de seu órgão masculino, denotando o domínio espiritual sobre a compulsão primitiva. Depois de todas as provações, Avraham entrou em um pacto de fé mútua com Deus, que vive para sempre.
Bar Mitzvá e Bat Mitzvá
A maioridade religiosa, 13 anos para os meninos e 12 anos para as meninas, é a ocasião de comemorações que marcam esta evolução tão importante na vida do adolescente. Aos 13 anos, o menino judeu é considerado um adulto responsável por seus atos, do ponto de vista judaico.
Bar Mitzvá significa, literalmente, "filho do mandamento". A criança de 13 anos passa a ter as mesmas obrigações religiosas dos adultos, tornando-se responsável pelos seus atos e transgressões.
Paralelamente, as meninas têm o Bat Mitzvá, celebrado aos 12 anos, e não aos