Ritmo
RITMO
Ritmo é uma ordem cadenciada nas sucessões das coisas. Trata-se de um movimento calculado ou controlado que se produz pela ordenação de elementos diferentes. Pode definir-se como a combinação harmoniosa de sons, vozes ou palavras, incluindo as pausas, os silêncios e os cortes necessários para que soe de forma agradável para os sentidos. No caso da música, o ritmo é a proporção existente entre o tempo de um movimento e o de outro diferente.
Ainda na música, o ritmo se refere à pauta de repetição a intervalos regulares ou irregulares dependendo da ocasião e do tipo de som, fortes ou fracos, longos e breves incluídos em uma composição musical.
Se ampliarmos o sentido do termo, ritmo é um fluxo de movimento que pode ser medido ou controlado, visual ou sonoro que geralmente é produzido por uma ordenação de vários elementos diferentes. Todas as artes possuem o ritmo como característica e podemos citar a música, a dança e a poesia como exemplos.
Para definir ritmo necessitamos falar de outro tipo de ritmo, o ritmo cardíaco que é o movimento do coração originado pelo bombeio constante de sangue através do organismo.
Não é apenas na atividade humana que podemos encontrar o ritmo, ele está presente também na natureza, nas mais diversas ocasiões e basta uma simples observação, como por exemplo, do movimento das marés, da simples alternância entre dia e noite, da mudança das estações ou na medida do tempo.
ESTRUTURAÇÃO DO RÍTMO
O ritmo pode ser dividido, quanto à estruturação, em:
- Individual: cada pessoa tem características próprias, portanto, tem seu ritmo próprio, que surge integrado ao estilo pessoal.
- Grupal.....: caracteriza-se como a forma coletiva mais adequada de se igualar um movimento. A dança, o remo, o nado sincronizado, apresentam ótimos exemplos de ritmo grupal, cujo sincronismo é alcançado, de modo geral, por meio de estímulos acústicos.
- Mecânico: Determinado, uniforme, não varia. Ritmo