Riscos e impáctos ambientais na área de expansão urbana
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Com o grande crescimento das cidades, a demanda dos espaços urbanos vem aumentando, surgem então às preocupações referentes aos impactos causados pelo crescimento desordenado das mesmas. Estas que por sua vez estão totalmente sem infra-estrutura e gestão urbana para abrigar tamanha demandam, o que contribui para uma má qualidade de vida e aumento das desigualdades.
Neste sentido este trabalho tem por finalidade a análise dos principais problemas causados ao meio ambiente e a sociedade, provenientes do grande crescimento desordenado das cidades, e a ocupação indevida do solo. Tendo como objetivo principal a identificação dos principais impactos ambientais urbanos, e por fim levar o leitor a identificar e analisar a importância de se adotar medida preventivas a respeito.
2 DESENVOLVIMENTO
Nos dias atuais nossas cidades vêm crescendo, mais e mais. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, no Brasil cerca de 85% da população está vivendo em áreas urbanas.
Quase que diariamente podemos ver reportagens na televisão a respeito dos grandes problemas das metrópoles. Que tem sido identificados, pela falta de planejamento, causando impactos ambientais alguns deles são: no sistema de drenagem, nas obras rodoviárias, nas áreas ocupadas e exploradas inadequadamente, na falta de re-vegetação, no desmatamento inadequado, na erosão, no assoreamento, nas obras de escavação e fundações, nos tratamentos de esgotos, nos aterros sanitários, na contaminação da água, na poluição sonora e do ar, no deslizamentos de encostas, entre outras.
Podemos perceber que à medida que o processo de ocupação do solo se intensifica nas cidades, vão ocorrendo transformações desencadeado inúmeros problemas, alguns deles já citados. Estes contribuem para a degradação da natureza, e por conseqüência afetam o bem estar da população.
Segundo Edésio Fernandes (