Riscos e impactos ambientais na area de expansão urbana
GESTÃO AMBIENTAL
JORGE HENRIQUE SILVA BORGES
RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NA AREA DE EXPANSÃO URBANA
Palmas-TO
2012
JORGE HENRIQUE SILVA BORGES
Trabalho apresentado ao curso de Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinas relativas ao 2º semestre de 2012
Palmas-TO
2012
Introdução:
Essa pesquisa tem como finalidade mostrar e identificar os impactos sócio-ambientais provenientes do crescimento inadequado e desordenado das cidades brasileiras.
Com o processo acelerado da expansão urbana aumentou a demanda por éreas residenciais,forçando a ocupação de áreas como encostas e vales consideradas áreas de risco,o que leva ao agravamento da questão do saneamento,saúde,segurança e consequentemente os impactos ambientais.
Nas pequenas onde seu nascimento e crescimento não foram planejados os impactos são ainda maiores,pois não há nenhum tipo de saneamento para a população.
Desenvolvimento:
Riscos e impactos ambientais na área de expansão urbana
Sabemos que o fator para o crescimento dos impactos ambientais em áreas urbanas é a falta de conscientização e o crescimento desordenado das cidades, sem se preocupar com a com a conservação e preservação do meio ambiente.
Em sua maioria,as cidades brasileiras nasceram e se desenvolveram sem nenhuma preocupação de adequada utilização do solo e do espaço,conceitos como sustentabilidade,qualidade do ar da água e do bem estar da população não foram planejados,causando um grande impacto ambiental.
Com o crescimento desordenado da urbanização das cidades brasileiras,a demanda por espaços urbanos vem aumentando,isso se deve a grande migração da população da zona rural para a zona urbana.Segundo o IBGE cerca de 85% da população brasileira vive em área urbana.
Tal