Riscos em Esgoto
No dia a dia você já parou para pensar quantas vezes abrimos o chuveiro, damos descarga, abrimos a torneira? E par aonde vai toda essa água? Para o esgoto! Para um bom funcionamento das redes coletores de esgoto é preciso que trabalhadores atuem em atividades como coleta, tratamento, manutenção e limpeza dessa área. Esse trabalho expõe o homem a diversos riscos, biológicos, químicos e físicos decorrentes desta exposição.
Esta atividade é considerada tão prejudicial que a NR15 (Atividades e Operações Insalubres), prevê insalubridade máxima para este tipo de trabalho, determinando pagamento de 40% de adicional, o mais alto percentual determinado pela norma. mas somente este pagamento não resolve o problema desta exposição.
Dados apontam aumento na incidência de acidentes de trabalho no setor de água, esgoto e resíduos no ano de 2010, este foi de 8,26. Esta marca esta à frente de outros como indústria de construção, agricultura e trabalho com eletricidade e gás.
O saneamento básico é direito de todo ser humano, contribui para uma qualidade de vida melhor; com ação preventiva, quando dimensionado e operado de maneira correta. Dentro do saneamento básico está incluso o tratamento de esgoto, que é proveniente de usos de águas residenciais, industriais, comerciais, etc., onde que as etapas envolvidas nos processos de tratamento de esgoto são executados por pessoas,máquinas, ferramentas, etc., seja na chegada do efluente na estação, seja na utilização de laboratórios e equipamentos. É um ambiente onde os trabalhadores que ali executam seu trabalho, estão expostos a vários riscos tais como acidentes, contaminação, doenças ocupacionais ou não, sendo portanto, necessário a prevenções dentro deste ambiente de trabalho com objetivo de garantir a sua higiene e segurança. O presente trabalho objetiva identificar os riscos diretos e indiretos que um trabalhador em uma estação de tratamento de esgoto por lodo ativado está sujeito e possíveis ações