Brigada de incendio
A brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas, preferencialmente voluntárias ou indicadas, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, no auxilio da saída com segurança das pessoas, na prestação dos primeiros socorros e no combate a um princípio de incêndio numa edificação ou dentro de uma área preestabelecida.
Esta tem por principais objetivos, coordenar a evacuação do empreendimento, diminuir ou eliminar os focos da emergência (princípio de incêndio ou emergência química)e dar a primeira assistência às vítimas (primeiros socorros).
2. Composição de Brigada de Incêndio
A brigada de incêndio deve ser formada por um grupo de pessoas, voluntárias ou não, os brigadistas, cujo numero é calculado com base na população fixa da edificação, levando-se em conta o grupo e a sua divisão (turnos) de ocupação.
2.1 Organização da Brigada de Incêndio
A Brigada de Emergências deve ser organizada, funcionalmente:
Brigadista: atua dentro das diferentes equipes que compõe a Brigada de Emergências.
Líder de Equipe: Lidera o trabalho de determinada equipe dentro da edificação;
Chefe de Brigada: Responsável pela edificação com mais de um pavimento ou compartimentos;
Coordenador geral: Responsável geral por todas as edificações que compõe a planta.
2.2 Critérios de Seleção dos Brigadistas
Os candidatos a brigadistas devem ser selecionados para que atendam ao maior número dos critérios básicos, como: Permanecer na edificação durante o seu turno de trabalho; Possuir boas condições físicas e de saúde; Possuir bom conhecimento do funcionamento das instalações; Ter mais de 18 anos e ser alfabetizado; Ser comprometido com a empresa; Ter comportamento referencial e ter comportamentos seguros.
2.3 Organograma da Brigada de Incêndio
O organograma da brigada de incêndio da empresa varia de acordo com o número de edificações, o numero de pavimentos em cada edificação e o número de empregados em cada