riscos electricos
Introdução
A electricidade tronou-se algo imprescindível no nosso dia-a-dia. Às vezes nem damos conta que ela é tão presente na nossa vida, mas a verdade é que a electricidade está em quase tudo o que utilizamos. Muitas vezes ela é menosprezada, o que leva a uma utilização incorrecta o que pode levar a riscos eléctricos.
O que é a electricidade?
É o ramo da física que estuda os fenómenos que resultam da existência de partículas com carga elétrica.
De Onde Vem a Eletricidade
Todos os corpos contém átomos, e todos os átomos contém eletrões que giram em torno do seu núcleo.
Alguns átomos tem eletrões livres, ou seja, que tem facilidade em se desprender, como os metais, e são chamados de condutores.
Outros tipos de átomos não tem eletrões livres são fortemente ligados ao núcleo, e são chamados de isolantes, como os materiais plásticos.
A eletricidade é o movimento uniforme desses eletrões em um condutor.
Existem basicamente dois tipos de eletricidade: a contínua e a alternada.
A Eletricidade Alternada:
Nesse tipo de corrente, o fluxo de eletrões que carrega a energia elétrica dentro de um fio não segue um sentido único, a passagem da corrente elétrica é feita alternadamente.
A Eletricidade Contínua:
Aqui o fluxo de eletrões passa pelo fio sempre no mesmo sentido, ou seja, a passagem de corrente elétrica é feita sempre no mesmo sentido.
Corrente Elétrica:
É todo o tipo de matéria que é constituída por átomos, que por sua vez tem no seu núcleo protões e neutrões.
A volta no núcleo existe electrões, são estes que ao saltarem de uns átomos para os outros fazem com que haja um fluxo elevado de electrões ao que se chamou- Corrente eléctrica.
O que são Riscos Elétricos?
Toda e qualquer má atuação com equipamentos ou instalações elétricas, que coloca o ser humano numa situação de risco, pode definir-se por risco elétrico como a probabilidade