Eu Lirico
Teórica
O que é Teatro?
Teatro é aprender a representar;
Principais áreas do teatro
PANTOMIMA – Encenação que comunica uma ideia ou ação sem o uso do diálogo.
EX: trabalho doméstico.
VOZ - O ponto fraco dos atores iniciantes é a voz satisfatória. É necessário desenvolver uma voz de palco apropriada. No palco é decisivo o que é dito, quanto o como é dito.
EXPRESSÃO VOCAL – Para “desenrolar” a língua.
- O tamborineiro tamborilava em seu tamborim
- O doce falou pro doce que o doce mais doce é o doce da batata doce.
- O vestidinho de bolinha da lucinha era bonitinho e sem preço. - Em um pote há uma aranha e uma rã, nem a rã arranha a aranha, nem a aranha arranha a rã.
- O conglo conglomerava no congo.
ESTATUA - Objetivo: conhecimento da técnica do estático, muito utilizado. Nas dramatizações.
Os participantes estarão andando pelo salão, ao seu sinal, ele paralisarão com expressão facial e corporal sentimentos como alegria, tristeza, medo, pavor, ira, orgulho, cinismo, desanimo, desprezo, etc, estes sentimentos ao seu sinal, você irá falar. Pode se fazer em dois grupos, para que um grupo olhe e observa a expressão do outro, e você analisa junto o que faltou, o que melhorou etc.
ESPELHO - Objetivo: Adquirir o engrossamento do grupo nas cenas.
Cada componente do grupo escolherá um parceiro, onde um será o espelho e o outro o comando. O espelho deverá repetir os gestos e movimentos do comando como: pentear-se, pular, expressar caretas, abaixar, etc. simultaneamente. Depois o espelho passará a ser comando e o comando espelho.
EXERCÍCIOS AVALIATIVOS
1. Grave uma cena de uma novela, uma cena onde há até 3 personagens (claro que você será pruidente ao escolher a cena).
a) Reunido com o seu grupo, você irá fazê-los ouvir a cena, não assistir, apenas ouvir, na cabeça deles tentarão imaginar, como é a cena, o exercício é que eles deverão representar a cena, depois de todos os grupos terem apresentado você irá