riscos da construção civil
ATIVIDADE SEMANA 9
O vídeo mostrado pela atividade mostra os riscos presentes na construção civil.
Esses riscos podem ser químicos , físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes, e estão presentes nos canteiros de obras das construções.
Os riscos químicos são compostos, substâncias ou produtos, que possam penetrar no organismo por via respiratória, nas formas de fumos, neblinas, poeiras, gases, névoas ou vapores, ou possam ser absorvidos ou ter contato com a pele ou por ingestão.
Os riscos físicos são: radiações não ionizantes, pressões anormais, ruído, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, infrasson e ultrasson.
Os riscos biológicos são fungos, protozoários, vírus, bacilos, bactérias, parasitas entre outros.
Os riscos ergonômicos estão relacionados ao conforto do ambiente, com relação a postura corporal do trabalhador.
Os riscos de acidentes são todos os fatores que colocam em perigo o trabalhador ou afetam sua integridade física ou moral.
O trabalhador da construção está cercado de riscos, os principais são:
- Ruído e Vibração – ambos causados pela utilização de máquinas e equipamentos
A exposição ao ruído pode provocar surdez, mesmo com protetores auriculares os trabalhadores sentem os efeitos do ruído.
O limite de exposição ao ruído deve ser respeitado, que é de 85db(A) para uma jornada de trabalho de 8 horas diárias.
A vibração pode causar diversas doenças, entre elas a Síndrome do túnel do Carpo, que causa dormência e formigamento de mãos e dedos.
Outros riscos encontrados na indústria da construção são os riscos químicos, que é sofrido o dano pelo trabalhador exposto a atividades com poeira. Entre os principais riscos está o amianto que é altamente cancerígeno.
A principal medida é criar sistemas de proteção coletiva contra poeira além do uso de equipamentos de proteção individual para os trabalhadores que tem contato com poeiras.
Aqueles que tem contato com produtos químicos como tintas devem