Riscos ambientais
No cenário do mundo atual o crescimento da população e a utilização dos recursos naturais é uma situação preocupante para a qualidade do meio ambiente e qualidade de vida.Neste trabalho é levantado a situação dos riscos e impactos ambientais em áreas de expansão urbana.
Primeiramente a abordagem é direta aos riscos e impactos ambientais, apresentando suas características na área urbana.Num segundo plano a discussão vai ao encontro de maneiras a evitá-los.
A questão da legislação aplicada em prol da manutenção da preservação do meio ambiente, exigindo obras com mais pesquisas e estudos preliminarmente e a preocupação com a responsabilização tanto de pessoa física como jurídica e a valoração do recursos naturais visando o uso para as gerações futuras.
DESENVOLVIMENTO
Impulsionado por aspectos naturais como o crescimento populacional e a fuga do homem do campo, cada vez mais aumentam os grandes centros urbanos e a mudança de características de ocupação do uso do solo, principalmente em áreas de expansão urbana.Com a demanda crescente os trabalhos de coeficientes de aproveitamento do solo são cada vez maiores, surgindo edifícios mais altos e com fundações em direção ao subsolo.Paralelamente surgem riscos e impactos ambientais,alguns facilmente previsíveis e conhecidos, outros porém desconhecidos.
A ocorrência de tragédias em grandes centros urbanos motivadas por atividades realizadas no passado, como por exemplo: explosões em áreas de antigos lixões e soterramento e deslizamento de terras em atividades recentes como nas obras do metrô de São Paulo, demonstram que os riscos e impactos ambientais em área urbanas chegam de forma inesperada e podem atingir grandes dimensões.
1.1 DOS RISCOS E IMPACTOS AMBIENTAIS EM ÁREAS DE EXPANSÃO URBANA
Quando se fala em impactos ambientais, logo pensamos em grandes desmatamentos, poluição e atividades de mineração, enquanto na área urbana essa problemática