risco coronariano
A doença arterial coronariana é o estreitamento dos pequenos vasos sanguíneos que fornecem sangue e oxigênio ao coração. Ela também é chamada de doença cardíaca coronária.
Um ataque cardíaco ou infarto agudo do miocárdio ocorre quando uma das artérias que abastece o músculo cardíaco é bloqueada.
O bloqueio pode ser causado por espasmo da artéria ou por aterosclerose com formação intensa de coágulos.
O bloqueio resulta em tecidos danificados e em uma perda permanente da contração dessa região do músculo cardíaco. Nomes alternativos
Doença arterial coronária, doença aterosclerótica; DCC; DAC
Causas, incidência e fatores de risco
O colesterol é um material ceroso como gordura encontrado em todas as partes do corpo. Ele vem de duas fontes: nosso fígado o produz e o consumimos em alguns alimentos.
A doença cardíaca coronária é geralmente causada por uma enfermidade chamada aterosclerose, que ocorre quando substâncias gordurosas formam um acúmulo de placa nas paredes das artérias. Isso causa o estreitamento das artérias.
À medida que as artérias coronárias se estreitam, o fluxo de sangue para o coração pode ser reduzido ou interrompido.
Isso pode causar dor no peito (angina estável), falta de ar, ataque cardíaco e outros sintomas, geralmente quando o indivíduo está em atividade.
A doença cardíaca coronária (DCC) é a principal causa de mortes nos Estados Unidos, em homens e mulheres. Muitos fatores aumentam os riscos de surgimento de doença cardíaca:
Homens na faixa etária dos 40 anos correm mais riscos. No entanto, à medida que as mulheres envelhecem (especialmente ao entrarem na menopausa), os riscos aumentam para elas, quase se igualando aos riscos dos homens.
Genes propensos (hereditariedade) podem aumentar seus riscos. Você está propenso a desenvolver a doença se alguém na sua família apresenta um histórico de doença cardíaca -- especialmente, se a doença apareceu antes que a pessoa chegasse aos 50