doença arterial coronariana
A doença arterial coronariana (DAC) caracteriza-se pela insuficiência de irrigação sanguínea no coração por meio das artérias coronárias. Está diretamente relacionada ao grau de obstrução do fluxo sanguíneo pelas placas ateroscleróticas, resultando em estreitamento das artérias coronárias (estenose), o qual, devido à redução do fluxo sanguíneo coronariano, diminui a chegada do oxigênio ao coração (1)
As doenças cardiovasculares representam importante problema de saúde pública não só no nosso meio, mas em todo o mundo, visto que constituem a principal causa de morbi-mortabilidade e representam os mais alto custos em assistência médica.(2)
Diversos fatores importantes associados com maior risco de desenvolvimento e progressão (piora) da doença coronariana podem ser modificados por programas consistentes de exercícios aeróbicos. (SCOT IRWIN e JAN STEPHEN TECKLIN. 3ª ed. 2003) –
Este trabalho irá abortar os efeitos benéficos do exercício aeróbio para paciente com doença arterial coronariana.
Desenvolvimento
Existem duas artérias coronárias de superfície ou epicárdicas principais,a artéria coronária direita e a artéria coronária esquerda principal. O sistema coronariano esquerdo é a principal fonte de suprimento sanguíneo para o ventrículo esquerdo (VE), irrigando de 60% a 70% de sua massa muscular.
Os exatos padrões de distribuição de perfusão das artérias coronárias variam de pessoa a pessoa. A exata etiologia de aterosclerose não é totalmente compreendida: entretanto, existem certos fatores que têm demonstrado aumentar a probabilidade de ocorrência do processo patológico em uma determinada pessoa. Os principais fatores de risco são tabagismo, níveis séricos elevados de colesterol LDL e triglicerídeos, baixos níveis séricos do colesterol HDL, hipertensão, diabetes e estilo de vida sedentário. Existe evidência de que os fatores acima têm um papel nos mecanismo da aterosclerose.
O adequado fluxo sanguíneo