Risc
Educação a Distância ou Ensino a Distância, a EaD é uma modalidade de ensino baseada na ideia de democratização do ensino em lugares que outrora não havia acesso ao conhecimento, com objetivo a inclusão e a acessibilidade . E o mais importante, com a mesma certificação e equivalência como o ensino presencial.
A EaD tem a relação aluno professor mediada por recursos tecnológico, em tempos e espaços distintos. Por isso tem uma relação menos estreita entre o docente e o discente. Por isso o educando da EaD tem que ter em vista uma dinâmica de autonomia e ainda de relação íntima com os suportes tecnológicos usados como instrumento didático.
A autonomia, nesse contexto, tem haver como a forma de organização o tempo e foco do educando. O estudante da EaD tem que ter uma disciplina de estudos mais e rigorosa e até mesmo diferenciada do educando do curso presencial. Tendo horários e espaços alternativos para estudar, não quer dizer ausência desse tempo e desse espaço. Nisso, a EaD é um avanço que ultrapassa o espaço físico da sala de aula, ultrapassa fronteiras.
Temos então até agora a Educação a Distância como espaço de democratização do conhecimento e de autonomia do educando, e o professor? Tem os mesmos desafios que o docente do ensino presencial, com especificidades desta modalidade. Este personagem vem a promover e a incentivar a autonomia deste educando e tem que ter em vista superar os desafios, principalmente no que diz respeito aos recursos tecnológicos que são primordiais ao funcionamento e desenvolvimento da aprendizagem do educando.
Com isso, entendemos a EaD como uma modalidade de ensino com relações diferenciadas. Por isso muitos dizem que as relações no Ensino a Distância não existem, mas isso falaremos mais tarde. Vamos nos ater, no momento, na