Rios de Alagoas
Rio Camaragibe – rio que banha Alagoas. Próximo aos municípios alagoanos Matriz de Camaragibe e Passo de Camaragibe.
Rio Capiá – rio que banha o estado de Alagoas.
Rio Coruripe - No estado de Alagoas leva outros nomes com rio Poção. Esse rio nasce na cidade de Palmeira dos Índios (Alagoas) e vai até o município de Coruripe. Seu trechos são rochosos. É um rio perene ou seja não seca e é o primeiro rio que corre para o Atlântico em Alagoas.
Rio Ipanema - O Rio Ipanema é um rio que banha Alagoas e Pernambuco. A bacia hidrográfica do rio Ipanema está localizada em sua maior parte no Estado de Pernambuco, com sua porção sul no Estado de Alagoas, onde se estende até o rio São Francisco.
Rio Manguaba – A bacia do rio Manguaba localizada no Estado de Alagoas, Brasil tem área estimada em 352km², drenando parte dos municípios de Novo Lino, Jundiá, Porto Calvo, Japaratinga e Porto de Pedras. Desde a sua nascente o rio percorre zonas rurais.
Rio Marituba – rio que banha o estado de Alagoas. Nasce na Lagoa Grande, no distrito de Salomé, no município São Sebastião, tem 37km de extensão. Desemboca na Barra da Laranjeira, entre as cidades Penedo e Piaçabuçu.
Rio Moxotó – rio brasileiro que banha os estados de Alagoas e Pernambuco, para o qual serve de divisa entre os estados. Nascido no município de Sertânia (PE), ele segue seu curso d'água pelos municípios de Ibimirim, Inajá, Tacaratu e
Jatobá (PE). Ele é considerado um rio temporário e possui 1255 km de comprimento. Seu maior nível d'água fica entre os meses de janeiro a março (época das chuvas). Possui varias represas sendo a maior e mais importante a do açude Poço da Crus (Ibimirim).
Rio Mundaú – rio brasileiro que banha os estados de AL e PE. "Mundaú", em tupi quer dizer "lagoa grande". O rio Mundaú nasce no município de Garanhuns (PE) e desemboca na Lagoa Mundaú (AL), o que o torna um rio federal.
A bacia do rio Mundaú possui uma área de 4.126 km2, da qual 52,2% no estado de Pernambuco e