rio s francisco
AFINAL, O QUE É A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO
FRANCISCO: OS DESAFIOS EXISTENTES
Eixo Temático 4: conflitos de usos e gestão de recursos hídricos no litoral brasileiro Resumo
O presente trabalho aborda a problemática da transposição do rio São Francisco e quais são os impactos gerados por esse projeto. Tendo em vista a sua dinâmica ambiental, biodiversidade, histórico regional, além do seu cenário ambiental decorrentes das ações humanas. Visando compreender melhor essa dinâmica nosso texto tenta resgatar historicamente a trajetória dessa bacia hidrográfica e quais são seus impactos na tentativa de entender melhor seus dilemas e possibilidades na tentativa de alinhar o desenvolvimento socioambiental e uma melhor maneira de gestão desta bacia hidrográfica. Palavras-chave: Desenvolvimento socioambiental; regional e biodiversidade.
Introdução
O estudo apresentado tem como objetivo tecer uma breve analise a respeito da problemática da transposição do rio São Francisco. O projeto de transposição do rio é debatido e discutido a mais de um século e continua gerando polêmica. Consideramos que compreender a complexidade de toda essa dinâmica social e ambiental nos possibilita um olhar mais critico sobre esta temática.
De acordo com os defensores do projeto, a transposição tem como base resolver o problema da falta de água do semiárido nordestino, todavia os críticos deste projeto detêm-se a uma discussão sobre os méritos de sustentabilidade do atual projeto e defendem uma transposição socialmente sustentável.
Visando compreender melhor essa dinâmica nosso texto tenta resgatar historicamente a trajetória dessa bacia hidrográfica e quais são seus impactos na tentativa de entender melhor seus dilemas e possibilidades dentro desse espaço geográfico. 1
ISSN 2176-6983
Do “velho Chico” ao “Novo olhar”. Um resgate histórico sobre o Rio São
Francisco.
As grandes secas existentes no nordeste se penduraram durante grandes