rio grande
Passeio de estudos a Gramado e Canela
VITOR FELIPE BOTH
7° ANO
Geografia
Maria Eunice
Novo Hamburgo, 04 de dezembro de 2013
Fauna
Cupim
Existem mais de 2800 espécies já pesquisadas de cupins no mundo, muitas vezes são comparados com formigas e minhocas.
A maioria dos cupins vive nas regiões tropicais e subtropicais, e alguns nas regiões mais elevadas.
Todos os cupins trabalham juntos, como soldados e operários em forma de colônia, igual as formigas, isso tudo acontece quando um casal de cupins (rei e rainha) se reproduz e faz muitos ovos, e ai nascem os operários que vão ajudar a construir a colônia.
Uma classificação superior aos cupins são as baratas, e classificações inferiores são os Termopsidae, Rhinotermitidae, Serritermitidae, Termitidae, Mastottermes darwiniensis.
Existem também os Siriris, uma espécie de cupim, mas a única diferença é que tem asas, e geralmente estão na luz, e quando perdem as asas, saem a busca de celulose (madeira), e tudo que deriva dela, pois é este o alimento que comem.
Existe um tipo de morcego que come cupins, mas o homem vai matando os morcegos, e então não há mais morcegos para comerem os cupins, então os cupins vão se reproduzindo cada vez mais.
Flora
Cincho
(Sorocea-Bonplandii)
É uma planta medicinal, árvore pouco encontrada nas matas, geralmente em sub-bosque, e seu lugar de origem é da mata Atlântica, é uma árvore considerada de pequeno porte, com 6 a 12 metros de altura. Suas folhas tem 8 cm, e são lisas com bordas serrilhadas.
Tem sua madeira bem aproveitável, tanto que uma curiosidade: Os índios usavam a madeira desta árvore para fazer seu arco e flecha, eles dobravam a madeira que é bem flexível e faziam.
Geralmente esta árvore floresce em novembro, mas nem todo ano ela floresce.
É uma árvore com grande desmatamento, pois não é muito encontrada mais em lugares como matas então as que