Rio Grande do Sul em geral
Suas Características Atualmente
Os hábitos dos antigos gaúchos sejam eles alimentares, de vestuário, apelos e arreios dos cavalos, forma de domar cavalos, de laçar ou bolear, maneira figurada de falar, palavras utilizadas e música, entre outros, passam a ser assimilados pelas novas ondas de colonização. A cultura de fora se rende à cultura local e adapta-se, transforma-se ou desaparece.
O prato predileto do gaúcho é o churrasco, que acompanha com o chimarrão. Veste camisa de lã, de tecido grosso, e bombachas presas aos tornozelos; dando colorido ao traje, traz ao pescoço, por um nó corrediço, um lenço de cores vivas. Protege a cabeça com um chapéu de couro ou feltro, de abas largas, presas pelo barbicacho, e calça botas apropriadas para montaria. Vistoso cinto de couro, a guaiaca. Onde prende o facão e a pistola, completa o traje típico do vaqueiro dos pampas. Todo sulista tem características típicas desde a estrutura física até o estilo da personalidade. Além da influência da colonização dos imigrantes alemães e italianos no Estado, acrescentado de uma mistura de tradição destes povos, são espécies de normas instituídas no Estado as virtudes que formam e educam o cidadão gaúcho, diferenciado pela seriedade que atribui à sua índole e caráter.
A maneira de falar do gaúcho antigo chegou de forma impressionante até nossos dias. Mesmo nos maiores centros urbanos do Estado, dezenas de palavras da lida campeira continuam sendo usadas com significado paralelo ao original (apesar de que a quase totalidade das pessoas que as utilizam desconheçam esta origem).
Aspectos Culturais
A cultura gaúcha se estende através de seus hábitos e costumes como:
O churrasco é o prato típico do gaúcho, presente nos finais de semana e em dias festivos. O arroz "carreteiro" também compõe a tradicional cozinha gaúcha. Outros pratos, como o feijão mexido (feijão misturado com farinha de mandioca), o quibebe (purê de moranga), a "roupa velha" (