RIO CANOAS
Este trabalho tem o intuito de apresentar as principais características do Rio Canoas, todo o desenvolvimento sócio-econômico das principais cidades como as interferências que o mesmo possui com o meio. Com bases em textos, teses, dissertações e imagens, podemos demonstrar mais especificadamente todo o processo de urbanização ocorrida e os impactos ambientais que o Rio vem sofrendo com o passar dos anos.
1. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA
O Rio Canoas nasce no município de Urubici - Santa Catarina, banha no total 28 municípios, dentre eles: Abdon Batista, Anita Garibaldi, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Campos Novos, Celso Ramos, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Ponte Alta, Palmeira, Rio Rufino, Urubici e Vargem até a confluência com o Rio Pelotas, formando o Rio Uruguai. Seus principais afluentes são: Rio Caveiras (Lages), Rio Marombas (Curitibanos), Rio Correntes (Frei Rogério), Rio Lava Tudo (São Joaquim). A Bacia Hidrográfica do Rio Canoas localiza-se entre as coordenadas 26º30'/28º30' e 49º00'/51º30', possui uma área de 22.808 Km² e ocupa uma área de drenagem de 15.016 Km², com um perímetro de 815 km. Sua extensão até a confluência é de 514 km e o somatório de seus afluentes é de 24.992 km, com uma densidade de drenagem de 1,66 km/km² e uma vazão mínima é de 280 m³ /s.
A região apresenta um clima mesotérmico úmido, uma vez que as temperaturas do mês mais frio estão entre 18°C e - 3°C (Temperatura média de julho: 11,57°C). Enquadra-se ao tipo de clima úmido, sem estações de seca definidas, pois não ocorrem índices pluviométricos inferiores a 60 mm mensais.
Ainda, classifica-se por apresentar um subtipo com verão ameno, pois a temperatura do mês mais quente é inferior a 22°C (PANDOLFO et al, 2002).
Figura 2. Mapa de Santa Catarina: Localização do Rio Canoas.
2. CARACTERIZAÇÃO
O processo histórico da urbanização teve início com a ocupação do litoral, e este foi um aspecto preponderante no Continente Latino-Americano. No período